"" paknewiss: Quais são as sua opiniões

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Quais são as sua opiniões

Você aproveita a pós-produção, ou prefere deixá-la em mãos de outros profissionais?

Se o filme é meu, eu faço.
Vejo direção, fotografia e edição tudo parte do mesmo trabalho.
Sei que muita gente vai discordar, mas é o meu jeito.
Tenho a vantagem de conhecer bem a parte técnica de cada uma dessas funções, então cuido de tudo, sempre que posso.
.
Você costuma ir à sala de edição com uma ideia clara do que você quer fazer, ou com atitude de experimentar o curso porcelanato liquido?

Geralmente quando vou pra edição eu já sei o que quero fazer. Tenho alguma ideia pronta sobre determinados momentos. 

Mas sempre tem uma sequência, algum momento, que não tenho a mínima ideia de como resolver, e preciso descobrir na edição. 

Claro que é preciso ter bom material para isso, e filmar com objetivo. Não dá pra filmar cenas soltas e achar que edição faz milagre, mas quando você filma com objetivo, e pensando na edição, por mais que venha a dúvida em algum momento, na hora de editar as peças se encaixam.

Gosto de experimentar diferentes possibilidades na edição, em muitos casos você pode corrigir erros milagrosamente, pode alterar todo o significado de um plano adicionando ou tirando um milésimo de segundo de duração, fora as milhares de possibilidades de um som de fundo, um ruído, o som contribuiu em muito para a edição. 

Mas por algum motivo estou sempre preocupado com a seguinte questão: e se as pessoas não pudessem ouvir, o filme seria interessante da mesma maneira sem o som? – Então procuro fazer imagens que não dependam dos sons. 

Acho que os bons filmes (em muitos casos, nem sempre) devem funcionar sem imagens, devem ser interessantes visualmente e contar uma história sem o auxílio de palavras. A pessoa tem que entender o que está sendo contado, por mais que não possa ouvir nada. Na edição sempre me preocupo com isso, apesar de ter um cuidado minucioso com o som.

Que revistas ou websites do setor você segue regularmente?

Gosto do site “Cinética”, tem críticas interessantes sobre cinema. Estou sempre antenado no youtube e em blogs. 

Quando posso leio a Revista de Cinema, mas vejo pouca coisa que fale sobre produção independente. Tem uma carência de jornalismo sobre esse assunto.

O jornalismo de hoje enxerga a relevância das coisas levando em conta o dinheiro que foi empregado naquilo.

O jornalismo emburreceu, os jornalistas não são mais pessoas que anseiam o conhecimento e a cultura, eles querem ver grandes dimensões, isso é importante para eles. 

Não tem mais sensibilidade para perceber a importância de pequenas iniciativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário